Blog

Veja aqui nossos posts mais recentes!

A história do Kombucha!

A kombucha é uma bebida fermentada que apesar de ser milenar muitas pessoas ainda desconhecem. Mesmo as que já conhecem podem se perguntar: Mas qual é a origem da kombucha? De qual país ela veio?

Na verdade, é uma bebida tão antiga que sua verdadeira origem ainda é um mistério! Mesmo assim existem algumas lendas e hipóteses sobre sua origem.

A lenda mais famosa da origem de Kombucha data da dinastia do imperador Qin Shi Huang (221-206 AC). A história conta que o imperador Qin procurava todos os meios possíveis para prolongar sua vida e tomava kombucha como seu “chá para imortalidade’’. Esse chá era feito especialmente para ele pelos alquimistas.

Imagem retirada de Wikipedia: Imperador Qin Shi Huang

A China é o provável local de surgimento da primeira kombucha, já que o chá é originário desse país, assim como muitas fermentações que conhecemos. Em documentos antigos, podemos achar menção à esse “elixir da vida longa” como um chá fermentado a partir de um cogumelo. Até hoje muitas pessoas se referem ao SCOBY como cogumelo por sua aparência física.

Outra lenda é sobre um médico koreano que curou o imperador japonês In-giyõ (415 AC). Esse médico passou a ser chamado de Dr Kombu-ha, essa poderia ser outra evidencia que remete ao kombucha, porem nada comprovado.

Após muitas pesquisas, o que um grupo de apaixonados pelas kombuchas acreditam é que a bebida foi um feliz acaso da natureza. Onde um copo de chá adocicado ou um vinho doce foi esquecido em algum local. Com isso um inseto pousou no recipiente e junto com ele trouxe uma bactéria chamada Acetobacter e algumas leveduras locais. Essa bactéria é a base para que ocorra a fermentação e a acidificação de todo o processo do Kombucha. Com isso surgiu a primeira kombucha!

Levemente ácida, frisante e que lembra uma cidra não alcoólica! Uma delicia!

O fato é que não importa se a kombucha é original da China, Korea ou Japão, o que realmente sabemos é que ela veio para ficar!

Dra. Gabriela Moreira - Bióloga, doutora em Ciências: Fisiologia Humana pela USP, apaixonada por probióticos naturais, café e vinho.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0