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Você sabe o que são os prébioticos, probióticos, simbióticos e posbióticos?

Será que podemos reconstruir nossa microbiota intestinal?

Sim! Na verdade, existem inúmeras formas de modular nossa microbiota e principal delas é por meio das dietas. Dietas muito radicais e restritivas podem prejudicar o equilíbrio entre sua microbiota. Diante disto, dê preferência a alimentos naturais, orgânicos e menos industrializados. Quanto menos embalagens abrir, melhor!

Alimentos ricos em fibras e alguns suplementos ajudam a manter e/ou equilibrar a microbiota do bem em maior quantidade em nosso organismo. São os conhecidos prebióticos!

Fazendo uma analogia, os prebióticos são como fertilizantes para nossas bactérias. Eles funcionam fornecendo nutrientes para que haja proliferação ou mantenham a quantidade de bactérias consideradas boas ao nosso organismo. Os prebióticos são substancias não digeríveis compostos por fibras solúveis como o frutano (inulina, oligossacarídeos) presente naturalmente em frutas e vegetais.

Essas fibras ao cair no intestino sofrem o processo de fermentação pelas bactérias. Neste processo, as bactérias quebram essas fibras em ácidos graxos de cadeia curta (butirato, acetato e propianato). Esses ácidos passam para o organismo exercendo diferentes benefícios. A produção de ácidos graxos de cadeia curta no cólon corresponde a 10% da energia diária necessária pelo homem e sua absorção pelo organismo é realizada através de difusão passiva, ou seja, por serem moléculas pequenas são capazes de passar livremente pelas paredes intestinais.

Exemplos de alimentos prebióticos naturais.

 

Além dos prebióticos, existem os probióticos.

Os probióticos são microrganismo vivos benéficos encontrados no intestino ou em alimentos fermentados. Geralmente são encontrados na forma de suplementos em pó, capsula ou de alimentos naturais e podem conter mais um tipo de bactéria ou levedura.

Os alimentos fermentados como a kombucha, coalhada, kefir, yogurt, tempê e Kimchii são ótimas alternativas de probiótico naturais. Esses alimentos quando cultivados em condições ideais de higiene trazem benéficos como a regulação da motilidade intestinal e aumento de respostas imunológicas à patógenos, além de possuírem vitaminas e aminoácidos essenciais ao organismo.

Ainda temos os simbióticos, que é um produto que possui tanto prebióticos quanto probióticos em sua composição. A finalidade é que os prebióticos presentes na formula aumentem a sobrevivência do probiótico no organismo, pois seu substrato específico é fornecido pelo prebiótico.

Exemplos de alimentos probióticos naturais

Exemplos de alimentos probióticos naturais

Outro termo que começou a ser usado nos últimos anos são os suplementos posbióticos. Os posbióticos são micro-organismos vivos ou não e seus metabólitos. Como por exemplo a bacteria Akkermansia muciniphilla. Essa bacteria tem sido cotada como uma possível candidata a melhora do diabetes tipo 2, porem os cientistas descobriram que seus melhores efeitos eram observados após oferecer tanto a bacteria com o produto que ela produz, do que oferecer somente a bacteria isolada ou somente seu produto. Estima-se que dentro de pouco tempo essa seja uma nova categoria de suplemento alimentar que encontraremos disponíveis.

Ufa! Quanta informação!

Mas lembrem-se, usem o natural ao seu favor! Comam muitas fibras, legumes e saladas que as bactérias boas ficaram felizes!

FAINTUCH JOEL, Microbioma, Disbiose, Probióticos e Bacterioterapia. Editora: Manole, Ano: 2017
PATEL, R. M., & DENNING, P. W. (2013). Therapeutic Use of Prebiotics, Probiotics, and Postbiotics to Prevent Necrotizing Enterocolitis. Clinics in Perinatology, 40(1), 11–25. https://doi.org/10.1016/j.clp.2012.12.002

Dra. Gabriela Moreira - Bióloga, doutora em Ciências: Fisiologia Humana pela USP, apaixonada por probióticos naturais, café e vinho.

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