Antibióticos são usados para combater infecções bacterianas, mas podem provocar alguns distúrbios na microbiota intestinal. Devido a sua falta de especificidade acabam eliminando tanto bactérias boas quanto as ruins.
Porém uma vez que se faz o uso de antibióticos, é necessário terminar o ciclo indicado do medicamento mesmo percebendo uma melhora do quadro de infeccioso. Se por exemplo uma pessoa recebe recomendação médica de uso de antibiótico por 7 dias seguidos, mas em 3 dias já sente melhora dos sintomas e resolve parar o uso do medicamento por conta própria, ocorre um processo conhecido como seleção de bactérias.
A seleção de bactérias é um grande problema de saúde pública pois algumas bactérias se tornam mais sensíveis ou resistentes aos antibióticos. O problema é que atualmente o número de antibióticos conhecidos é restrito e cada vez mais as bactérias se tornam resistentes a esses medicamentos. Estima-se que dentro de alguns anos, não seremos mais capazes de combater certos tipos de bactérias.
Então muito cuidado com o uso indiscriminado de antibióticos!
Ah! Sim… após acabar seu antibiótico, peça ao seu médico ou seu nutricionista alguns probióticos para ajudar na recuperação das bactérias boas do seu organismo!
Referências
ROB KNIGHT, BRENDAN BUHLER – Follow Your Gut: The Enormous Impact of Tiny Microbes (TED BOOKS) (Published 2015)