Estamos muito felizes de anunciar que vamos começar um blog!
Neste espaço vamos falar sobre as bactérias intestinais, contar um pouco da nossa história, sobre temas atuais na ciência e principalmente sobre o mundo das kombuchas!
Para dar inicio a sequência de post, nada mais justo do que começarmos com a famosa pergunta:
O que é Kombucha?
A kombucha é uma bebida probiótica de fermentação natural a base de chá feito da planta Camellia sinensis e uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras do bem.
Ficou complicado né? Calma que vamos explicar tim tim por tim tim.
Probióticos são alimentos ou bebidas que possuem micro-organismos do bem cuja ingestão causa benefícios a saúde. Sim é isso mesmo! Suas kombuchas estão vivas e isto é ótimo!!!
A Fermentação Natural ocorre porque as bactérias e leveduras que estão vivas, consomem o açúcar, a cafeína e outros composto da preparação do chá e o transformam numa bebida levemente ácida, adocicada, frisante e cheia de compostos benéficos ao organismo.
Camellia sinensis : essa plantinha da origem a diversos tipos de chás conhecidos popularmente como chá-verde, chá-branco, chá-amarelo, chá-vermelho, chá-preto, chá-oolong e banchá. É a única espécie de planta que possui estudos científicos em relação aos benefícios do kombucha.
Cultura simbiótica de bactérias e leveduras: esse nome vem da tradução literal do inglês SCOBY (Symbiotic Culture Of Bacteria & Yeast) e cultura simbiótica significa que as bactérias e leveduras que foram a kombucha vivem em harmonia dentro de uma proteção conhecida como “panqueca”, “cogumelo”, “SCOBY”, “mãe do kombucha”, etc…
Na verdade, dentro da biologia, ele tem o nome de biomembrana, biofilme ou zoogleia.
Agora que você já começou a conhecer um pouquinho mais desse incrível mundo da fermentação, continue de olho em nossas redes sociais para aprender cada vez mais!
Sinta-se a vontade para mandar nos sugestões de temas ou caso tenha dúvidas!
omentários
Deixe seu Comentário
Dagma Uchôa zengodabil
Eu amo cambuchá..
Gabriela Moreira
Que ótimo Dagma! Nós também amamos!!! Literalmente é sentir os benefícios no nosso corpo. 🙂
MARIA PENHA
pergunta: Como sei quem me deu é de boa procedencia? Tem alguma maneira de saber?
Gabriela Moreira
Olá Maria, os primeiros sinais seria se há nova formação de um novo SCOBY a cada troca de chá e se não há mofo crescendo. Outro sinal é se a sua nova SCOBY esta crescendo forte e resistente.
As “ruins” são quebradiças e fracas.
Agora para saber quais os tipos de bactérias e leveduras que formam a colônia que você recebeu, ai só com uma análise do material genético da sua colônia.
Ethan
Olá! Você sabe se por acaso o “Scoby” é encontrado na natureza? Ou como funciona sua reprodução?
Regina Perez
Boa Noite.
Poderia fazer a primeira fermentação no chá mate? Tenho hipotiroidismo
Gabriela Moreira
Pode fazer em chá mate sim! kombucha adora chás e infusões que contenham cafeina na composição.