Kombucha é uma bebida milenar feita a partir da fermentação natural da planta Camellia sinensis e saborizada naturalmente com frutas. O tradicional sabor da kombucha é levemente ácido e adocicado. Ela não é pasteurizada e por isso é considerada uma bebida viva. Pode ser comparada com um frisante ou um refrigerante, porém muito mais saudável! Ideal para quem se preocupa com seu bem-estar.
Nossas kombuchas são feitas a partir de blends de chás de Camellia sinensis , única espécie comprovadamente que mantém os benefícios das bebidas fermentadas. Para que a fermentação ocorra é necessário ter uma colônia do kombucha, também conhecida como SCOBY – Simbiotic Culture Of Bacteria and Yeast, ou seja, uma cultura simbiótica de bactérias e fungos. Essas bactérias e fungos do bem, consomem todo o açúcar do chá e das frutas e os transformam em produtos que ajudam o nosso organismo.
Se você ainda não toma nenhum tipo de bebida “viva”, primeiro acostume seu organismo com uma dose diária de 100-150ml de kombucha. Após uma semana, vá aumentando o consumo conforme sinta necessidade. Lembre-se que cada organismo é único.
Recomendamos que deem a crianças acima de 1 ano. Comece diluindo em sucos ou água em uma quantidade inferior a 50ml.
Até os 6 meses de idade, a parede intestinal do bebê ainda não está completamente formada, por isso a única recomendação alimentar é o leite materno.
Os primeiros 2 anos da criança é onde ocorre a colonização do intestino por bactérias boas ou ruins, então sempre prefira alimentos naturais e de confiança para seu bebê.
Ainda não há evidências cientificas que provem benefícios ou malefícios a mulheres grávidas, portanto fale com seu médico ou nutricionista. Porém muitas mulheres que já consumiam probióticos artesanais antes de engravidar optam por seguir consumindo o Kombucha sem problemas.
Não é recomendado que pessoas em tratamento quimioterápico, radioterápico, imunodeprimidas ou com graves doenças intestinais.
Por se tratar de uma bebida viva é normal que apareçam esses sedimentos da colônia. Isso é a prova de que as bactérias e leveduras continuam vivas e fazendo o seu trabalho e podem ser digeridos sem qualquer problema! Não se preocupe com isso!
Claro! Nada em nossas kombuchas é proveniente de animais! Bactérias e leveduras pertencem a outro Reino.
Pode sim! A base das kombuchas são de origem vegetais como os chás e frutas.
O açúcar proveniente é residual, pois a maioria já foi consumida por nossas amigas bactérias e leveduras do bem.
Sim, porém a quantidade é pequena. Assim como o açúcar, boa parte da cafeína também é consumida pelos microorganismos. Para quem é muito sensível a cafeína, recomendamos que tome sua kombucha durante o dia.
Pode ser bebido a qualquer hora do dia e da noite. Muitos preferem beber em jejum para ajudar no processo de digestão, uma vez que a bebida é naturalmente estimulante. Muitos usam como um energético natural e consomem antes ou após de atividades físicas.
Não há uma quantidade exata. Como cada organismo é único, ouça seu corpo. Como se trata de uma bebida viva e não de um remédio industrializado, recomendamos sempre prestar atenção nas respostas do seu corpo ao consumo. De uma maneira geral, para sentir todos os benefícios da bebida, recomendamos tomá-la todos os dias. Caso você nunca tenha tomado probióticos antes, comece com uma dose pequena (100ml) e vá aumentando quando o seu corpo for se acostumando com as novas bactérias do bem. Para uma informação mais precisa sobre o seu caso, consulte seu médico ou nutricionista
O Kombucha pode conter um traço de álcool de no máximo 0,5% derivado do seu processo de fermentação. Normalmente, este nível é muito baixo e não é consolidada como uma bebida alcoólica.
Por ser uma bebida não pasteurizada e com organismos vivos, se mantida fora de refrigeração ela tende a continuar fermentando.
Ainda tem dúvidas? Envie sua pergunta!