Blog

Veja aqui nossos posts mais recentes!

Como surge a nossa microbiota?

Atualmente existem duas hipóteses a respeito da origem de nossa microbiota: a primeira é que adquirimos a microbiota a partir do nascimento e a segunda é que a microbiota começa a ser formada ainda na vida intra-uterina.

Na primeira hipótese, frente a uma gravidez saudável, considera-se o útero, placenta e seus anexos, um local estéril e o microbioma inicial seria adquirido durante e após o nascimento.

Essa nova microbiota seria definida de acordo com o tipo de parto: se o bebê nasce de parto natural sua microbiota assemelha-se à microbiota da vagina e principalmente a microbiota intestinal da mãe, enquanto a microbiota de bebês nascidos por cesariana possui a microbiota semelhante à da microbiota da pele da mãe.

A segunda hipótese propõe que alguns micro-organismos do microbioma intestinal dos bebês são adquiridos antes do nascimento, provavelmente por meio do contato com um microbioma placentário, que tem sido sugerido como originário do intestino da mãe ou do microbioma oral.

FONTE: figura adaptada de (Perez-Muñoz et al., 2017).

 

Ainda não há consenso entre as hipóteses, mas o que já se sabe é que a microbiota muda muito ao longo da gravidez, sendo que no primeiro trimestre a microbiota se assemelha muito a microbiota de uma pessoa saudável não gravida e no terceiro trimestre essa microbiota muda para uma microbiota que permite ganho de peso rápido.

Para provar o efeito da microbiota, os pesquisadores transferiram a microbiota referente ao primeiro e ao terceiro trimestre em animais livres de micro-organismos e os mesmos passaram a ter o mesmo fenótipo das grávidas. Ou seja, os ratinhos que receberam a microbiota do primeiro semestre de gestação mantiveram o peso enquanto os ratinhos que receberam a microbiota do terceiro semestre de gestação ganharam peso com muita facilidade.

surgimento microbiota

FONTE: figura adaptada de (Koren et al., 2012)

 

Ainda há muitos estudos a serem feitos nessa área, mas por enquanto sabemos que:

✅ O bebê forma sua microbiota dependendo do tipo de parto: natural ou cesária;

✅ Ao longo dos 2 primeiros anos de vida o bebê constrói sua microbiota a partir do intestino, vagina, leite e pele materna;

✅ A construção de uma boa microbiota é diferente em cada bebê por depender muito da saúde materna;

✅ A genética, idade gestacional, modo de parto, dieta e exposição a antibióticos durante a gravidez influenciam a microbiota em desenvolvimento no bebê;

✅ Pode haver uma chance de amenizar a colonização de bactérias ruins com a intervenção de probiótico.

Viram como nossa microbiota é importante?

DICA: Mantenha uma dieta rica em fibras, probiótico naturais e menos industrializados. Abra menos embalagens e descasque mais alimentos.

 

Referências

PEREZ-MUÑOZ ME, ARRIETA M-C, RAMER-TAIT AE, WALTER J. A critical assessment of the “sterile womb” and “in utero colonization” hypotheses: implications for research on the pioneer infant microbiome. Microbiome. 2017;5:48. doi:10.1186/s40168-017-0268-4.

KOREN, O., GOODRICH, J. K., CULLENDER, T. C., SPOR, A., LAITINEN, K., KLING BÄCKHED, H., … LEY, R. E. (2012). Host Remodeling of the Gut Microbiome and Metabolic Changes during Pregnancy. Cell, 150(3), 470–480. https://doi.org/10.1016/j.cell.2012.07.008

SHAOPU WANG; C. ANTHONY RYAN; PATRICK BOYAVAL; et. al. (2020) Maternal Vertical Transmission Affecting Early-life Microbiota Development. Trends in Microbiology. Cell Press, V.28 (1), 28-45. https://doi.org/10.1016/j.tim.2019.07.010

Dra. Gabriela Moreira - Bióloga, doutora em Ciências: Fisiologia Humana pela USP, apaixonada por probióticos naturais, café e vinho.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0